sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Pense pelo lado positivo!

Segundo “O Segredo”(o filme eu sei que fala disso, porém o livro eu não sei pois ainda não li, mas acredito que aborde a mesma coisa) o nosso pensamento emite uma espécie de onda, que tem o poder de “mudar” as coisas. Pela minha interpretação, essas ondas tem a ver com a grande capacidade do nosso cérebro. Enfim, se essas ondas tem o poder de mudar as coisas e tal, você deveria pensar em coisas boas para coisas boas acontecerem. O problema dessas ondas seria que elas não interpretam “nãos”. Ou seja, ao invés de pensar “eu não quero ficar doente”, o pensamento deveria ser “eu quero ficar sadio”. E isso demora um tempo para acontecer, não ocorre de imediato.

Bom isso é mais ou menos o que retrata(m o livro e) o filme. Diz que esse é o segredo dos bem sucedidos. Enfim, se quiserem saber mais, leiam/assistam. (Continua)

Outra coisa que ao meu ver estaria associada ao pensamento positivo seria o “Carma”. O carma é retratado com bastante humor na série “My Name Is Earl”, eu recomendo. Segue a definição de carma, pela Wikipédia:

Carma é um termo de uso religioso dentro das doutrinas budista, hinduísta e jainista, adotado posteriormente também pela Teosofia, pelo espiritismo e por um subgrupo significativo do movimento New Age, para expressar um conjunto de ações dos homens e suas consequências. Este termo, na física, é equivalente a lei: “Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário“. Neste caso, para toda ação tomada pelo Homem ele pode esperar uma reação. Se praticou o mal então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Se praticou o bem então receberá de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado. Dependendo da doutrina e dos dogmas da religião discutida, este termo pode parecer diferente, porém sua essência sempre foca as ações e suas consequências.

E o que o pensamento tem a ver com ações? Na minha visão, se as pessoas pensam em coisas boas, elas se condicionam a praticar coisas boas, e se elas pensam em coisas ruins, elas se condicionam a praticar coisas ruins. Juntando isso ao carma, a pessoa que pensa coisa boa por consequência faz coisas boas e por consequência recebe coisas boas. O mesmo se aplica pra coisas ruins, quem pensa coisas ruins, faz coisas ruins e recebe coisas ruins.

A minha teoria (ou idéia, seja lá como você preferir definir) sobre o assunto é um pouco mais(acredito eu) razoável. Ao invés de coisas místicas, e ondas e afins, eu acredito que o real poder do pensamento positivo(ou negativo) age psicologicamente na pessoa. Se a pessoa ver tudo pelo lado bom(nunca pensando que não pode/deve melhorar, pois assim a pessoa relaxa e a coisa desanda) ela vai se estressar menos, ficar menos nervosa. Com menos stress as pessoas podem fazer as coisas mais eficientemente, e assim tudo melhora. Além de que, sendo otimista, ao invés de ficar lamentando, a pessoa vai lá e age(acredito que não tenho nada a mais pra declarar sobre isso).

Agora, por que eu acredito e prego o otimismo? Porque eu acredito no que foi escrito acima, e vejo, nisso, uma forma do mundo melhorar. Acho que sendo otimista, desenvolve-se uma consciência social maior, com isso haveria uma revolução no pensamento das pessoas, possibilitando, assim, uma sociedade mais justa.

Gostei do texto!
Abraços

Nenhum comentário: